Jailbreak, olha eu aqui.

Nunca gostei de fazer jailbreak em meus iGadgets, sempre tive aquela coisa que, se eu fizesse, estaria impulsionando a pirataria ou deixando meus iGadgets abertos à ataques e bugs gerais.

Vários amigos tinham jailbreak em seus iPhones e o motivo era a possibilidade de instalar apps pirateados o que eu acho um desrespeito aos desenvolvedores.

As ferramentas de jailbreak também não eram muito amigáveis, redsnow, ultrasnow, etc tinha aquela coisa de ficar apertando botão por 30 segundos, solta, aperta, reinicia, restaura, etc e isso eu nunca achei muito prático.

Porém….

No Twitter vi alguns colegas fazendo jailbreak usando o recém lançado Evasion, dizendo que era muito fácil, que em 5 minutos estava instalado e sem a necessidade de recuperar o backup.

Resolvi então dar uma chance para esse novo método e fiz o tão falado jailbreak em meu iPhone.

Baixei o Evasion em meu Mac, pluguei meu iPhone, já foi reconhecido o sistema e o modelo estando apto a fazer o jailbreak.

Entre o 1° clique no Evasion e a finalização do processo, durou aproximadamente 5 minutos no máximo. Quando deslizei a barra já vi o Cydia instalado, pensei, que merda que eu fiz.

Existem tweaks grátis e pagos, os pagos ficam vinculados ao seu Facebook ou Gmail e pode ser reinstalados, ou seja, você não perde as suas compras.

Seguindo as dicas dos amigos do Twitter, vi alguns vídeos de tweaks, segue então o que instalei e a minha avaliação:

Instalados

image

Para mim é espetacular, não sei o motivo da Apple não implementar esses gestos no iPhone. Somente desativei a passagem dos apps (esq./dir.). No iPad não instalei pois o padrão do sistema já me atende.

Instalado somente no iPhone

image

Facilita muito a ação de fechamento dos apps da Multi-Tarefa.

Instalado no iPhone e no iPad.

image

Adiciona uma série de atalhos.

No iPhone e iPad configurei para que mantendo pressionado a data os iGadgets bloqueiem.

No iPad configurei para deslizando de baixo para cima simule o Botão Home.

Instalado no iPhone e no iPad.

image

Aparece o ícone na barra superior mostrando que o iPhone/iPad está em modo silencioso. Sem muita vantagem no iPhone pois você pode olhar para o botão físico na lateral mas gostei muito no iPad

Instalado no iPhone e no iPad.

image

Adiciona acesso rápido na Central de Notificações (Wi-Fi, 3G, Flash, etc).

Instalado no iPhone e no iPad.

image

Deixa a Central de Notificações transparente e o fundo borrado (blur), você pode personalizar do modo que quiser.

Instalei no iPad mas deixou a CN muito lenta, percebi o mesmo no iPhone 4.

Escrevi para o desenvolver do tweak e ele me respondeu que pode ser uma incompatibilidade com o NCSettings.

No 4S e 5 está perfeito.

Instalado somente no iPhone

image

Excelente a maneira de caminhar pelo texto deslizando os dedos no teclado. Faltou a possibilidade de subir e descer, hoje só podemos ir para esquerda e direita.

Instalado no iPhone e no iPad.

image

Existem alguns apps que ainda não foram atualizados para suportarem a tela de 4” do iPhone 5 e iPod Touch 5ª Ger, esse tweak consegue expandir o app para que ocupe a tela toda do aparelho, funciona em muitos apps.

Eu havia instalado o Maximization mas ele deu alguns problemas de incompatibilidades com outros tweaks.

Instalado no iPhone

image

Como o nome já diz, esse tweak possibilita a troca do nome da operadora por qualquer palavra que desejar. Não aceita imagens e nem arquivos externos.

Instalado no iPhone e iPad

Testados mas desinstalados:

  • Auxo ($1,99) – Nota 6

image

É bom mas achei muito poluído a área dos ícones de acesso rápido, o NCSettings já me atendeu muito bem.

image

Para quem gosta de ter mais personalizações e acessos é bom mas eu achei que não preciso disso já que os outros já me atenderam.

image

Para quem quer colocar vários apps em uma única pasta vale a pena, eu achei que isso me fez perder mais tempo em encontrar um app, prefiro usar o Spotlight.

image

Deixa o Google Maps como padrão do sistema. Em alguns casos o link não abriu no GoogleMaps

Não tem nenhum outro ajuste.

image

Funciona bem apesar do ícone horrível, achei o SwitcherCleaner melhor.

image

Tweak simples que faz os ícones da tela acompanharem a posição do seu aparelho.

Obs.: Somente os ícones giram, o conteúdo continua na posição normal.

Bom, é isso, somente instalei aqueles tweaks que tem as funcionalidades que faltam, na minha opinião, no iPhone/iPad e que me atenderam perfeitamente.

Abraços

Versuri (@ReiVersuri)

Publicado em 07/02/2013, em cydia e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. Baixei boa parte dos Tweaks citados… Otimas dicas do Versuri!

  2. Olá, Versuri.

    Te acompanho no Twitter a algum tempo, sempre com ótimas dicas e opiniões racionais.
    Tenho o mesmo grilo que você passou no inicio do post, e, procurando sobre experiências após jailbreak, estou reunindo coragem pra fazer isto, com este seu feedback positivo acho que agora vai 🙂
    Abs.

    • Olá Flávio,
      Realmente eu tinha receio mas pela facilidade do Evasion fez que eu arriscasse.
      Minha experiência está sendo ótima, basta não ser apressado, escolhi bem os tweaks para evitar conflitos.

      Não me arrependi, agora vou esperar o iOS 7.

      Abraços.

Faça seu comentário

